domingo, 18 de maio de 2014

A IDADE SE MEDE PELOS DENTES



Podemos notar sinais de envelhecimento nos dentes? Quais são estes sinais?

Com o envelhecimento, os dentes tendem a ficar mais escuros, apresentando trincas e desgastes que modificam a anatomia original levando ao encurtamento das coroas. Dentes mais curtos comprometem sua visibilidade na fala e sorriso, principalmente em pessoas mais idosas onde o lábio superior perde sua tonicidade, escondendo ainda mais os dentes. Dentes pouco visíveis conferem uma sensação de “falta dos dentes” nas relações interpessoais.

Próximo dos 40 anos, com variáveis para cada pessoa, existe a tendência dos dentes inferiores entortarem, o que pode comprometer o alinhamento e harmonia estética e funcional.

Problemas gengivais decorrentes de má escovação, posição do dentes e trauma poderão levar a retrações com exposição gengival e sensibilidade nas raízes. A ausência de controle poderá levar a uma perda óssea aumentando a mobilidade e, em casos mais extremos, à movimentação patologia e perda dental.

Devemos lembrar, ainda, que pessoas que têm hábitos de apertar, ranger, morder objetos, etc antecipam este desgaste e consequentemente, o envelhecimento do sorriso. O mesmo acontece com os hábitos como fumo, uso exagerado de bebidas como café, chá, vinhos tintos, etc que propiciarão escurecimento por depósito nas superfícies e subsuperfícies do esmalte dental, levando ao escurecimento exagerado.


Existem maneiras de prevenir ou retardar o processo?

Controles periódicos, modificação dos hábitos alimentares e reforço nas técnicas de higiene, contribuirão para manter a boca sempre saudável. A periodicidade destes controles sempre dependerá de quão cuidadoso for o paciente.

Pacientes que apertam e rangem os dentes deverão usar placas de bruxismo para evitar o desgaste e deterioração precoce dos dentes

Tratamentos ortodônticos e cirurgia ortognática são os grandes aliados na prevenção dos problemas decorrentes de dentes e/ou arcadas mal posicionadas, inclusive em adultos.

Quais são os tratamentos para rejuvenescimento?

Para repor os dentes perdidos, os implantes osseointegrados são a primeira opção, não descartando as próteses fixas convencionais.

Os dentes escuros poderão ser clareados e se houver desarmonia estética, com uma análise da face, sorriso, posição dos dentes e características emocionais é possível reconstruir um sorriso totalmente personalizado. Dependendo de cada caso, os dentes poderão ser reconstruídos com resina composta ou com facetas ou coroas em cerâmica.

Após a eliminação das causas, existem técnicas de plástica gengival para expor e aumentar dentes curtos e cobertos pela gengiva ou cobrir raízes expostas pela retração da gengiva.

As restaurações das proporções dentais devolvem harmonia, propiciam maior visibilidade dental e aprimoram a fonética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário