sexta-feira, 10 de outubro de 2014

9 coisas que você precisa saber sobre gravidez e saúde bucal

9 coisas que você precisa saber sobre gravidez e saúde bucal

  1. É importante agendar sua visita com o periodontista antes, durante e após a gravidez, sendo que o segundo trimestre é o período mais seguro e confortável para o tratamento odontológico.
  2. Doença periodontal aumenta o risco de bebês pre-maturos e com baixo peso, podendo levar a um aborto espontâneo. Foi observada uma ausência da fluorose e diminuição de partos prematuros e aumento no peso ao nascimento no grupo tratado com fluoreto.
  3. A gravidez não causa doença gengival, mas pode modificar o quadro de saúde e doença que já estiver presente, devido a um aumento da dosagem hormonal comum nessa fase da vida.
  4. A gravidez predispõe a mulher a um maior apetite alterando horários das refeições e consistência dos alimentos. Predispondo o aparecimento de cárie e sangramento gengival.
  5. Você sabia que as complicações durante a gestação ocorrem mais em mães que tem inflamações bucais e fumam?
  6. A complicação oral mais comum da gravidez é a gengivite gravídica, devido a uma inflamação exagerada a fatores irritantes locais e higiene oral. Geralmente no segundo mês de gestação.
  7. Você sabia que a dose de duas radiografias odontológicas (quando se usa avental de chumbo) é 700 vezes menor do que 1 dia de exposição média à radiação natural do ambiente?
  8. O risco de um defeito fetal de primeira geração causado por um exame radiográfico odontológico é de 9 em 1 bilhão.
  9. Flúor terapia pré-natal e medidas de higiene favorecem benefícios á mãe e ao recém nascido sem risco. Mulheres que utilizaram flúor terapia pre-natal seus filhos apresentavam 45% menos cáries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário