domingo, 19 de janeiro de 2014

Dicas para a Saúde Bucal



A saúde começa pela boca, os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, na fala e na estética, influenciando diretamente a auto-estima do indivíduo e no seu contexto social.
O dente é um órgão vivo, que faz parte do nosso organismo.
Os dentes incisivos cortam, os caninos rasgam, os pré-molares trituram e os molares amassam os alimentos, contribuindo assim para a digestão.
O processo da mastigação é acionado por vários músculos da face que promovem movimentos para cima, para baixo e também lateralmente.
O alimento deve ser mastigado várias vezes para que seja devidamente aproveitado pelo organismo. Na mastigação, o alimento é reduzido a finas partículas que, misturadas com a saliva, converte-se numa massa pastosa:  o bolo alimentar, sendo esta a primeira fase da digestão.
 A saliva é rica em minerais como o cálcio e o fósforo, que compõem o esmalte do dente; portanto, quanto maior a quantidade de saliva presente, menor a possibilidade de adquirir a doença cárie.
 A boa mastigação garante um suave deslizamento do bolo alimentar pela faringe, devido à contração dos músculos da língua, assegurando a entrada do material deglutido no esôfago, seguindo para o estômago. A língua contribui também para limpeza dos dentes, na fonação e no paladar.
Além disso, grande parte das doenças   sistêmicas podem ter origem a partir de uma infecção buço dentária, a exemplo do reumatismo articular agudo, nefrite, artrite, gastrite, endocardite, entre outras. Muitas doenças sistêmicas manifestam-se na cavidade bucal, precedendo, às vezes, a sua sintomatologia clínica.
Este é o caso do sarampo, HIV, leucemia, entre outro.       

Doença periodontal:
A doença periodontal é provocada, principalmente, pela placa bacteriana, que é composta por resíduos alimentares e bactérias. A placa bacteriana é responsável pela inflamação da gengiva e do periodonto (estrutura que sustenta os dentes: osso alveolar, ligamento periodontal e cemento). Além disso, quando acumulada por um longo período, a placa pode endurecer pela deposição de sais minerais da saliva, originando o cálculo dental, popularmente conhecido como tártaro, que também contribui para a inflamação gengiva e, progressivamente, para as doenças periodontais
Consequências: Uma vez estabelecida a inflamação, pode ocorrer sangramento gengival, mau hálito e mobilidade dos dentes, podendo chegar até à perda dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário